CãesCriação de cãesRaças populares cães

Vira-lata – a hora e a vez do SRD

Vira-lata – a hora e a vez do SRD

O vira-lata é um cão como outro qualquer. Alguns podem não ter a beleza e nobreza de um cão de raça, mas isso lhes é compensado pela esperteza e simpatia.

O vira-lata não é uma raça, mas sim o fruto de cruzamentos aleatórios entre cães sem raça. O termo SRD (sem raça definida) também é usado para designar os vira-latas. Já os mestiços são animais resultantes do cruzamento de raças diferentes, ou de um cão de raça com um SRD, daí não serem ‘vira-latas puros’.

O vira-lata não é um cão para ser comprado e sim adotado. A maioria têm pelagem curta e de cores variadas. Há sempre filhotes e cães adultos esperando adoção. Os adultos, quando adquiridos de entidades sérias, têm a vantagem de já estarem castrados e vacinados, o que reduz muito o maior custo com o cão, a fase de filhote. Além disso, o cão adulto já passou da fase de ser um pequeno destruidor. Pode aprender rapidamente ordens e se tornar um animal educado.

Muitos dizem que o vira-lata é mais resistente, mais esperto e astuto que outros cães. Realmente a maioria dos cães de rua sofrem uma seleção natural, onde só os mais resistentes da ninhada conseguem sobreviver. Porém, não há estatísticas científicas que comprovem que o animal adoeça menos que os cães de raça. Como a maioria dos vira-latas perambulam pelas ruas, sem dono e sem cuidados, não há como avaliar e ter estatísticas das doenças que mais acometem essa “raça”.

Quanto à esperteza, sem dúvidas é um cão bastante inteligente e aprende ordens com facilidade. Quem já não presenciou um vira-latas atravessando a rua pela faixa de pedestres? E ainda esperou o farol fechar para os carros!

Alguns vira-latas podem até se tornar ótimos cães de guarda, dando o alerta ao menor sinal de invasão. Certa vez, a fuga de presidiários de uma casa de detenção foi frustrada graças ao aviso de um vira-lata que vivia no local. Quando decidir ter um cão como animal de estimação, não exclua de suas opções o vira-lata. Existem inúmeros abrigos para animais com dezenas de cães esperando por um dono. Aos olhos de quem tem um vira-lata, ele é o cão mais esperto e bonito de todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar