CãesCriação de cães

Registro de cães – Pedigree

Registro de cães – Pedigree

Você sabe porque um animal tem pedigree e outros não? Sabe como registrar uma ninhada? Tire aqui as suas dúvidas.

Tarjeta e Pedigree

Todo animal de raça pura deve ter um registro, e esse documento certifica a sua pureza.
A tarjeta é emitida assim que o criador registra a ninhada no Kennel Clube ou Clube de raça especializado. Aproximadamente trinta dias após esse procedimento, o Pedigree é entregue ao criador via Kennel Clube também. Portanto, a tarjeta é um documento legal, que garante a propriedade do cão.

Quando compramos um filhote, normalmente o criador já assinou a autorização de transferência do cão para o novo proprietário, no próprio documento do pedigree. O comprador deve se dirigir à entidade que emitiu o registro (clube da raça ou kenel clube de seu estado) para que se faça a emissão de um novo documento, já com o nome do novo proprietário do animal. O pedigree é um documento que nos mostra toda a ascendência do cão, ou seja, sua “árvore genealógica”.

Exemplo de Pedigree

Entidades

A única entidade que é reconhecida fora do Brasil é a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia), portanto, registre seus cães em Kennel Clubes filiados a essa entidade. Existem
também os clubes das raças, como Clube do Doberman, do Cocker e outros. Esses Clubes são associados à CBKC. Os clubes também fazem o registro de animais (encaminham a documentação à Confederação Brasileira de Cinofilia), promovem eventos da raça, etc.

Registro de animais

Se você pretende registrar uma ninhada, ou seja, tirar o pedigree dos filhotes, você precisa de alguns pré-requisitos:

  • os pais têm que ter pedigree;
  • A cadela deve estar registrada no nome do atual proprietário;
  • o dono da fêmea deve registrar (“abrir”) um canil junto a uma das entidades cinófilas e estar com a anuidade em dia. Isso pode ser feito no momento do registro da ninhada.

Assim, após o acasalamento, o proprietário da fêmea deve comparecer ao Kennel Clube de seu estado ou Clube da raça, e pegar 3 documentos para serem preenchidos:

  • Proposta de sócio: para tornar-se um criador sócio da entidade;
  • Abertura de Canil: o interessado deve escolher um nome para o seu canil e pagar a anuidade;
  • Mapa de ninhada: formulário no qual você vai comunicar o número de filhotes e os nomes com que os animais serão registrados.

Estes documentos deverão ser entregues num prazo de até 90 dias após o nascimento da ninhada, e as respectivas taxas devem ser pagas. Você receberá o pedigree dos cãezinhos dentro de aproximadamente 30 dias. O pedigree é útil para saber a árvore genealógica do seu cão, se ele tem campeões na família, etc., além de ser um certificado legal de pureza da raça e propriedade do animal.

A partir de 2004, foi instituída a obrigatoriedade da implantação de microchip nos cães de raça registrados e que participam de exposições. Se o criador quiser, o número do microchip irá constar no pedigree, basta levar o certificado de microchipagem ao Kennel no momento do registro da ninhada).

Mais informações: CBKC
http://www.cbkc.org

Veja também:
Registro de canis

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar