Gatos

Gatos – o siamês

Histórico da raça
De origem asiática, possivelmente Tailandesa, acredita-se que seus ancestrais eram provenientes da selva, devido a gravuras encontradas em manuscritos do século XIV, de gatos do tipo siamês, que apresentavam pelagem tigrada, o que é característica de felinos selvagens. Possui status de precursor, pertencendo ao restrito time de raças que inauguraram a criação organizada no mundo, iniciada no século XIX na Grã-Bretanha.

Temperamento
Ativos, ágeis, divertidos e brincalhões. São muito observadores e comunicativos, possuindo repertório variado de miados que permitem se fazer entender nas mais diversas situações. Gostam de seguir seu dono como uma sombra pela casa, jamais perdem a chance de aninhar-se em seu colo, de pedir carinho ou fazer gracinhas para serem notados.

Características
O siamês é um gato de tamanho médio. O corpo é esbelto, forte, longo e tubular. Possui cabeça triangular, orelhas grandes e olhos de coloração azul. Apresenta pelagem curta. Os filhotes nascem brancos e adquirem gradualmente a coloração definitiva. Os adultos se caracterizam por apresentar marcação ponteada, ter as extremidades do corpo (máscara, orelhas, patas, cauda e genitália ) numa tonalidade diferente que a do restante do corpo. Nestas marcações, podem aparecer todas as cores e combinações existentes nos gatos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar