Adestramento de cãesBem-estar animal cãesCães

Flyball, um esporte divertido e barulhento

O objetivo do Flyball é que o cão salte alguns obstáculos e vá até uma caixa, aperte o pedal, retire a bolinha e volte correndo, saltando os obstáculos o mais rápido possível. Um time de Flyball é composto por seis cães, mas somente quatro participam das etapas e dois são reservas. As etapas deste esporte são compostas de cinco corridas contra outra equipe, também composta de quatro cães. Os cães podem ser substituídos a cada etapa disputada.

Cada equipe leva consigo as caixas que os cães estão acostumados a treinar, portanto, em uma prova existem várias caixas.

Flyball

As caixas de Flyball são especialmente preparadas para cada cão da equipe, elas têm vários buracos onde as bolinhas são colocadas. Isso visa facilitar os cães, pois alguns viram para a direita outros para a esquerda, então, a fim de agilizar a corrida, para cada cão, as bolinhas são colocadas em um buraco estratégico.

O alimentador das caixas é um membro da equipe, que conhece os cães, e já sabe por antecedência em qual buraco deverá colocar as bolinhas.

A pista de Flyball é composta por 04 saltos. Os cães vêm correndo, pisam na caixa, liberam a bolinha e voltam correndo. A seguir vai o segundo cão e os outros sucessivamente, se revezando. A linha de largada é demarcada por células fotos elétricas. Não é permitido que dois cães da mesma equipe entrem na pista simultaneamente. Caso isso ocorra, a equipe é penalizada com a perda da etapa. Enquanto um cão está voltando, o outro já está saindo, para obter o máximo de velocidade.

Como disse no inicio, este esporte é muito divertido, mas barulhento!! Os cães ficam todos excitados esperando a hora de correr e ficam latindo o tempo todo. Os condutores incentivam demais os seus cães! Nesta modalidade, quem faz todo o exercício é o cão, pois o condutor não pode entrar na pista, portanto qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar o FLYBALL.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar