Répteis

Doenças em tartarugas – Prolapsos de pênis e de cloaca

Prolapso de pênis e de cloaca

SEMPRE que um animal ficar doente, ele deve ser submetido à avaliação de um médico-veterinário. Desta forma, não será abordado aqui nem diagnóstico, fisiopatologia, muito menos terapêutica dos quelônios. Isso sempre deve ficar à competência do profissional. Destacamos algumas características de enfermidades que são comuns no cativeiro, para que o proprietário que possui um quelônio tenha discernimento para levar seu animal a uma consulta veterinária.

Prolapsos são exposições de seguimentos de órgãos internos por períodos prolongados. Podem ser consequente a diarreia crônica, irritação por parasitas, distocias. Prolapsos de pênis ocorrem por esses motivos, mas também por defeitos neurogênicos do pênis ou musculatura cloacal. Nos dois casos, pode ocorrer necrose do coto se o prolapso não for reduzido.

O órgão necrosado não tem mais função e o animal pode entrar em toxemia, pela liberação de produtos tóxicos da morte celular e tecidual. O tratamento envolve nos casos leves a redução do prolapso, e nos casos de necrose, a amputação cirúrgica. Requer rápida intervenção do médico-veterinário. Antibioticoterapia, hidratação e suporte ambulatorial são necessários.

Esta é uma das enfermidades mais comumente observadas em cativeiro. Evidentemente, existe uma infinidade de outras doenças que acometem os quelônios. Qualquer perturbação da normalidade do animal deve ser esclarecida através de uma consulta com um médico-veterinário.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar