CãesCriação de cãesReprodução em cães

Citologia Vaginal – Detecção do cio em cadelas

Citologia Vaginal – Detecção do cio em cadelas

A citologia vaginal é um exame que tem como principal finalidade a detecção da fase do ciclo estral (cio) em que a cadela se encontra. Dependendo do resultado encontrado, podemos descartar ou determinar a data provável para que a cópula (acasalamento) se realize, evitando-se assim:
– Viagens desnecessárias quando os animais envolvidos são de locais distantes.
– Brigas entre os mesmos, pois quando a cadela ainda não se encontra no momento correto para a cobertura (estro), não aceita o macho.

Através da citologia, podemos também detectar:

– Enfermidades: tais como, ciclos reprodutivos anormais, infertilidade, piometra, vaginite e neoplasia.
– A presença de espermatozoides no esfregaço (lâmina contendo material retirado da vagina), confirmando uma cópula recente.

O procedimento para a coleta do material é simples e não requer a tranquilização ou anestesia do animal, a menos que a fêmea seja indócil ou muito agitada. Deitamos o animal sobre a mesa e introduzimos um swab (espécie de cotonete esterilizado) na região da vagina. Estaremos, assim, coletando células que serão analisadas e classificadas. De acordo com o tipo de células e quantidades de cada tipo, podemos determinar a fase do ciclo estral em que a fêmea se encontra. É um método rápido e indolor para o animal e muito útil também para auxiliar no tratamento de animais com problemas reprodutivos.

Fases do ciclo estral (cio)
O cio compreende quatro estágios:

Proestro
Quando se manifesta edema (inchaço) vulvar e descarga vaginal hemorrágica (sangramento), com duração de aproximadamente 9 dias; nesta fase a cadela pode apresentar alterações comportamentais.

Estro
Neste período a fêmea se torna receptiva e fértil, permitindo que o macho faça a monta.
Na presença do macho, a fêmea expõe sua genitália, colocando a cauda de lado; esta fase do ciclo pode ter uma duração média também de 9 dias;

Diestro
Significa o fim do cio, quando a cadela não aceita mais o macho, permanecendo neste estágio por mais ou menos 2 a 3 meses.

Anestro
Com duração média de 4 meses, quando a cadela não apresenta praticamente nenhuma alteração de comportamento, fruto da atividade dos hormônios sexuais.

proestro (9 dias) -> estro (9 dias) -> diestro (2 a 3 meses) -> anestro (4 meses)

Determinando-se através da citologia vaginal a fase do ciclo em que a cadela se encontra, podemos determinar o momento certo para o acasalamento ou inseminação artificial, além de determinarmos possíveis causas de infertilidade. A citologia vaginal é um procedimento executado por veterinário especialista na área de reprodução.

André Maldonado

Médico veterinário (CRMV SP 7402)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar