CãesGatosOrtopedia em cãesOrtopedia em gatosTratamentos em cãesTratamentos em gatos

Centros de fisioterapia para cães e gatos

Centros de fisioterapia para cães e gatos

A fisioterapia pode auxiliar o tratamento de diversas doenças nos animais de estimação. Os benefícios que os cães e gatos podem se valer com esse tipo de terapia é tanto, que existem centros especializados em fisioterapia veterinária, no Brasil.

A fisioterapia consiste em vários métodos de reabilitação, aplicados por profissionais veterinários especializados. Fisioterapeutas humanos, por lei, não podem atender animais por não possuírem conhecimentos profundos sobre a anatomia, fisiologia e comportamento desse tipo de paciente tão especial.

Como a fisioterapia pode ajudar os veterinários?

Cães e gatos também sofrem de diversas doenças ortopédicas, neurológicas e musculares e, assim como os humanos, podem se valer da fisioterapia para o retorno dos movimentos, diminuição da dor e melhora na qualidade de vida.

A fisioterapia é indicada em casos de:
– discoespondilose (‘bico-de papagaio’)
– displasia coxo-femural
– doença do disco intervertebral (‘hérnia de disco’)
– alterações articulares (artrose, etc.)
– lesões músculo/tendíneas (contusões, inflamações, distensões, etc.)
– eliminação e/ou controle de dor aguda ou crônica
– neuropatia periféricas e centrais (doenças do sistema nervoso)
– pós-operatório imediato ou tardio.

Muitos métodos são usados na fisioterapia para animais. Na Acupuntura, o estímulo de determinados pontos pré-estabelecidos, promove uma cascata de reações no organismo, tais como analgesia (eliminação da dor), reabilitação motora, normalização das funções orgânicas, dos sistemas de defesa (imune) e hormonal (endócrino), e ativação de  processos de regeneração.

Esteira para cachorro?!

A Esteira (aquática ou seca), desenvolvida especialmente para cães, assim como a Hidroterapia, são métodos utilizados para aumentar a força, equilíbrio e coordenação.

Exercícios físicos também fazem parte do processo de reabilitação. Eles vão desde uma simples variedade de movimentos passivos, para melhorar ou manter a flexibilidade das articulações, até exercícios para reeducar o animal a andar. Os exercícios são especificamente estabelecidos para cada paciente, após avaliação.

Massoterapia

Animais de estimação também têm direito à massagem terapêutica, a Massoterapia. Ela promove a estimulação da circulação local, redução das contrações musculares, controle da ansiedade e do estresse, além de promover o relaxamento e redução da dor.

Eletroterapia

O Estímulo Elétrico Neuro Muscular (Eletroterapia) consiste na aplicação de corrente elétrica de baixo nível, resultando em contração muscular. Isso previne a atrofia muscular pós-cirúrgica ou pós-trauma, e é usada também para trabalhar grupos musculares cronicamente inutilizados.

Ultrassom

O Ultrassom Terapêutico (e Fonoforese) é usado na reabilitação, aproveitando os seus efeitos estimulantes na circulação e formação de novos vasos. Os efeitos terapêuticos incluem ação antiinflamatória, diminuição da dor, e ação cicatrizante, tendo indicação principalmente na traumatologia e reumatologia. Outros métodos fisioterápicos como crioterapia, calor superficial, quiroprática animal e banhos terapêuticos, são usados em medicina veterinária.

Todos esses recursos podem contribuir muito para melhorar a qualidade de vida dos animais.

Agradecimentos:
Eliane Gonçalves
médica veterinária

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar